Resenha: Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, Lois Duncan

Quem me conhece sabe que amo filmes de terror, especialmente esses podrões de adolescente, e a versão cinematográfica de Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado obviamente está inclusa nisso. Fiquei curiosa em saber como seria a construção da história no papel e como seria a experiência de ler um livro de suspense, então não pensei duas vezes e comprei.

Primeiro: A história do livro é bem diferente da história do filme. Assim que terminei de ler, baixei o filme e reassisti e, cara, eu realmente não deveria ter feito isso, porque aquilo é bem bosta, e já vou contar o porquê. rs

No livro, o grupo de amigos Julie, Ray, Barry e Helen estão voltando de um piquenique em alta velocidade e, sem querer, atropelam um garotinho que atravessava a estrada de bicicleta. Ao tomar a decisão de não voltar e ajudá-lo, o grupo faz um pacto de nunca mais tocar nesse assunto.
Quase um ano depois, os quatro, que seguiram suas vidas cada um pro seu lado, começam a receber mensagens estranhas de alguém que aparentemente sabe o que eles fizeram no verão passado, e aí a coisa toda se desenrola.

Meu medo ao começar a ler era que o desenvolvimento dessa história que já virou clichezão, fosse extremamente raso e que não convencesse. Ainda bem que eu estava errada, porque se tem algo que esse livro é rico, é o desenvolvimento – da história e dos personagens. Eu adorei todos os quatro, aliás. E todos os outros também. As personalidades não são tão distintas umas das outras (tirando o Barry, que distoa bem), dá pra entender porque cada um é do jeito que é e age da forma que age, e apesar de não concordar, consegue entender suas motivações. Por exemplo, no livro, a Helen é uma personagem que se importa muito com a aparência e com o que consegue por conta dela, só que diferente do que pode passar no filme, ela tem suas razões e a autora gosta de explicar bem, deixando a personagem muito mais interessante. Assim como o Barry, que é interpretado pelo Ryan Phillipe no filme e é bem babaca por lá e também no livro. A diferença é que ele é mais denso no papel.

A Julie do livro também é bem sensata, igual no filme, que é interpretada pela Jeniffer Love-Hewitt. No livro você consegue entender como o acontecimento mudou a vida dela e afetou sua vida e de sua mãe – que não sabe de nada, mas percebe o quanto a filha mudou. Ray é o meu favorito, junto com a Helen. Diferente do tosco que é feito pelo Freddie Prinze Jr, o Ray do livro é o cara mais pé no chão e mais racional do negócio. Eu adorei ele, sério. Ah, na real, eu adorei todos e todos os personagens secundários, só que não vou falar deles porque eles fazem parte do mistério e tenho medo de estragá-lo. rs

Processed with VSCOcam with m3 preset Processed with VSCOcam with m3 preset

A história do livro é bem diferente da história do filme, além de ser bem mais profunda, de forma que você consegue entender bem o estrago que eles fizeram atropelando o garoto e indo embora sem prestar ajuda. No começo eu senti falta do terror e da carniceria, porque quando comprei, era obviamente o que esperava. Agora minha opinião é outra – fico feliz que a história se desenrolou do jeito que desenrolou, porque o livro só tem 220 páginas, então ainda bem que a autora gastou elas se aprofundando nos personagens e no mistério de quem estava perseguindo eles, do que matando todo mundo e se apressando em fazer tudo ter sentido no final.

Só o final mesmo que pegou pra mim. Achei ele meio apressado, não gostei muito, mas ele não estraga a história. Só achei que poderia ter uns dois capítulos a mais pra ser finalizado. É tão simples quanto a diagramação, mas assim como ela, apesar de simples passa longe de incomodar.

De qualquer forma, eu gostei muito do livro e achei ótimo pra iniciar o ano e voltar às leituras. A leitura é bem rápida e fácil, e eu suuuuper recomendo! Eu comprei por R$29,90 na Livraria Cultura. Você também pode encontrar bem barato no Submarino e na Saraiva.

 

É isso! Espero que tenham curtido. Se você já leu, conta aqui nos comentários o que achou 😀

Comentários do Facebook

comments

One comment

  1. VÍDEO: Favoritos de 2015 | Tchoi Moi

    […] Resenha de EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *